quarta-feira, 27 de julho de 2016

Escola sem Partido(Lei da Mordaça)!!!

O tema "escola sem partido" não ganhou a atenção devida pelas emissoras de televisão aberta brasileiras, acredita-se que não é interessante noticiar assuntos sobre "Educação". Já que, o mesmo não geraria os pontos desejáveis de IBOPE(Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística). A palavra ibope também é utilizada com o significado de audiência ou prestígio para as emissoras. Assim como as Olimpíadas 2016,  sediada na cidade do Rio de Janeiro, operação "Lava Lato", ataques terroristas entre outras notícias sensacionalistas. Com isso, foi perceptivo que, o tema supracitado não só ganhou espaço nas redes sociais, como também foram criadas enquetes no feed notícias. Porém, o assunto "escola sem partido" surgiu através do Projeto de Lei 193/2016 "Programa Escola sem Partido" apresentado pelo Senador Magno Malta ao Senado, com o objetivo de inclui-la na Lei 9.394/1996, conhecida vulgarmente por LDB(Lei de Diretrizes e Bases).

Após a leitura do Projeto de Lei 193/2016 "Programa Escola sem Partido" foi possível interpretar alguns pontos positivos, mas como toda Lei, este projeto apresenta muito mais pontos negativos, em que, esses podem prejudicar os direitos individuas de cada cidadão(ã) brasileiro(a).  Logo, o Art. 5º, inciso I do Projeto de Lei supracitado que trata sobre a participação dos professores em sala de aula, merece ser lido e relido infinitas vezes, para assim, entender qual será a função do docente caso essa a Lei entre em vigor.

Art. 5º  No exercício de suas funções, o professor:

I - não se aproveitará da audiência cativa dos alunos, para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias;

Por conseguinte, fica explícito que o Senador Magno Malta e os outros idealizadores da PL(Projeto de Lei) não possuem experiência alguma em sala de aula, assim como, não fazem ideia que, o professor "hoje", exerce várias funções, como pai/mãe, psicólogo(a), além de responder os constantes questionamentos, como: Professor(a), o que o senhor(a) acha sobre a redução da maior idade penal? Você concorda com o casamento entre homossexuais? Qual a sua religião? Você acredita em Deus? O(A) senhor(a) é homofóbico? Professor(a) menina virgem pode usar "OB"(um tipo de absorvente)? Você é a favor do Impeachment? Entre milhares de perguntas que são proferidas diariamente ao longo do ano letivo. Assim o Art. 5º, inciso I do "Programa Escola sem Partido" entra em rota de colisão com a sociedade atual, que está sempre em ebulição, e ainda cria um abismo na relação professor(a)/aluno(a), o que é de suma importância para que os docentes consigam disseminar o conteúdo programático das respectivas disciplinas. Já que, a sala de aula hoje em dia, está baseada na concessão, na troca de conhecimento entre professor(a)/aluno(a) e não na imposição, na "lei da mordaça" como o Projeto de Lei deseja!

Enquanto o Projeto de Lei 193/2016 "Programa Escola sem Partido" aguarda a votação no Senado, o aluno Vinícius Duarte, 17 anos, cursando o 3º ano em Eletrotécnica da Escola Visconde de Mauá, na cidade do Rio de janeiro, em 27 de julho de 2016, iniciou um diálogo com o professor da disciplina de História da seguinte forma:

(aluno) Bom dia, professor!!!

(professor) Bom dia Vinícius, tudo bem meu amigo!!!

(aluno) Estou bem professor, graças a Deus!!!

(professor) Ótimo!!!

(aluno) Professor, deixa eu te perguntar duas coisas?

(professor) Sim, claro. Espero poder ajudá-lo!!!

(aluno) Quem o senhor apontaria como a maior figura do século XIX(19)?

(professor) Personalidade?

(aluno) Isso!!!

(professor) O ex-presidente Abraham Lincoln dos EUA, pelo fato de ter exercido bem sua importância política na Guerra de Secessão(guerra civil entre os estados do Norte e do Sul, nos anos de 1861 e 1865), sobre sua oposição a expansão da escravidão sobre os Estados da União, e após o conflito, decretou o fim da escravidão em todo território americano, e concedeu direitos civis aos ex-escravos.

(aluno) Imaginei que o senhor fosse dizer o Abraham Lincoln!!! kkkkkkk(risos)

(professor) kkkkkk(risos) Por que a pergunta?

(aluno) Comprei o livro de Abraham Lincoln no Sebo(local de compras de livros usados) de Campo Grande(bairro da cidade do RJ) e comecei a ler essa semana!!!

(professor) Sério?

(aluno) Sério, professor!!!

(professor) Uma ótima figura para ser investigada, com envolvimentos políticos interessante, pena que nos livros didáticos se fala muito superficialmente sobre ele!!!

(aluno) Sempre ouvi falar muito dele!!!

(professor) Li algumas biografias, assisti alguns filmes. Alguns bem parciais!!! Mas nenhuma dessas abordagens fizeram diminuir minha admiração por Lincoln, devido a luta pelo fim da escravidão num país que o racismo está no seu âmago!!!

(aluno) kkkkk(risos) É mesmo professor?

(professor) Sim, ele(Abraham Lincoln) era o cara na política!!!

(professor) Ahhh, escrevi um texto sobre o racismo no blog!!!

(aluno) Vou olhar depois!!!

(professor) Espero que goste, critique e dê sugestões!!!

(professor) Vivemos um momento que a leitura está perdendo a importância! 

(aluno) É verdade, professor!!!

(professor) Costumo perguntar aos meus conhecidos, quem tem o hábito de ler? Impressionante, quase 90% diz que não gosta de ler!!!

(aluno) Isto é péssimo professor?

(professor) Sim Vinícius, teremos uma geração ignorante e intolerante, o que poderá causar grandes problemas sociais!!!

(aluno) Eu peguei o hábito de ler tem pouco tempo, geralmente demoro duas semanas para ler um livro!
(aluno) Quando converso em geral com alguns amigos, todos eles sempre demoram mais de um mês kkkkkk(risos)!

(professor) Então você está bem de amizades duas vezes, uma porque todos leem e outra porque os mesmos, terminam a leitura de seus livros. Já os meus, aqueles que iniciam a leitura abandonam pela metade, e a grande maioria nem lê!!!

(professor) Ahh Vinícius, me ajuda a divulgar o blog, vamos combater a intolerância em todas as instâncias através do execício de leitura?

(aluno) Claro, professor!!!

(aluno) Ahhh o meu professor de Filosofia estava falando de Che Guevara e Mao Tse Tung como se fossem Deuses!!!

(aluno) Criticando quem discordava da visão dele, professor!!!

(professor) Vinícius, não se pode negar que o Che erradicou o analfabetismo em Cuba, e que a Revolução Social na China diminuiu a desigualdade social!!!

(aluno) Sim professor, concordo! Mas ele não informou por exemplo a morte de milhares de pessoas!!!

(professor) Vinícius, toda ideologia política para ser implantada gera mortes, como dizia Stalin: não há Revolução sem sangue!

(professor) A função do professor é ser imparcial, expor o lado do explorador e do explorado, sempre!!!

(aluno) Pois é professor, foi isso que ele não fez!!!

(aluno) Ahhh Professor a outra pergunta é sobre, qual é a diferença entre os partidos Democrata e Republicano dos EUA?

(professor) No papel é assim Vinícius, o Partido Republicano é mais próximo dos meios financeiros e de negócios, profissionais liberais, empreendedores e também das correntes religiosas protestantes maioritárias no país. São contrários ao aborto, casamento gay, eutanásia, liberação das drogas e programas sociais. O Partido Democrata costuma ser tradicionalmente apoiado pelos trabalhadores, sindicados, assalariados, pela maioria das profissões intelectuais (professores, jornalistas, artistas) e por algumas minorias étnicas (afro-americanos, hispânicos) e religiosas (católicos, judeus), partido do atual Presidente Barack Obama. Mas na prática quando um dos dois estão no poder o que importa e a forma de como e aonde lucrar com a política.

(professor) Vinícius, preciso ir embora, um abraço meu amigo!

(professor) Ahhhh continue assim, pois será o primeiro Presidente negro do Brasil!!!

(aluno) Ahhh fala sério professor, não tenho a menor intenção de ser político!!!

(professor) O Brasil precisa de voceeeeeee!!!!

Logo, o Art. 5º, inciso I do Projeto de Lei 193/2016, "Programa Escola sem Partido", impedirá o(a) professor(a) de responder perguntas como aquelas supracitadas no cotidiano de cada docente ao longo do ano letivo. Assim, como as perguntas feitas pelo aluno Vinícius Duarte. Já que, o diálogo entre professor/aluno, abordou temas políticos. Como também, impediria o(a) professor(a) de opinar sobre o possível futuro promissor de um aluno, ou de expor suas posições sobre a leitura de uma determinada obra(livro) e o que ela agregará de positivo ou negativo na vida social dos alunos, como orientar e combater à intolerância em todas as instâncias numa sociedade que mostra os mais variados tipos de preconceitos.


Resultado de imagem para imagens da lei da mordaça


Projeto de Lei 193/2016 Programa Escola sem Partido

KARNAL, Leandro; FERNANDES, Luis Estevam; MORAIS, Marcus Vinicius de; PURDY, Sean. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI(21).

BUENO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina.

TULCHIN, Joseph S. América Latina X Estados Unidos: uma relação turbulenta.








4 comentários:

  1. Respostas
    1. Esse projeto não pode ser idealizado por um cidadão que fica sentado atrás de uma mesa, dentro de um gabinete! Se é preciso reformular ou idealizar algum projeto para a Educação, que seja feito por alguém que saiba a realidade de uma sala de aula!!!

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  2. Respostas
    1. Esse projeto não pode ser idealizado por um cidadão que fica sentado atrás de uma mesa, dentro de um gabinete! Se é preciso reformular ou idealizar algum projeto para a Educação, que seja feito por alguém que saiba a realidade de uma sala de aula!!

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